Névoa

quarta-feira, 27 de agosto de 2008




Fecho a porta da casa de banho atrás de mim.

Já há tanto tempo que não me olho ao espelho…

Giro a torneira, tento relaxar debaixo do jacto de água que me atravessa o rosto.

O espelho fica embaciado, o meu olhar turva com a névoa que se estende ao meu redor, perco-me no vapor.

Encontro-me a fitar o vazio de frente, sem focar nada em especial. A minha mente está completamente vazia e ao mesmo tempo, tão cheia de coisas sem sentido. Não poderia estar num estado mais lúcido e desperto mas, ao mesmo tempo, tão desatento e adormecido.

Encontro-me verdadeiramente no topo do nada. E não me encontro. Não consigo reconhecer a pessoa que sou hoje. Penso em tudo o que passou e indago tudo o que ainda está por passar. Como poderia eu ser a mesma pessoa? Ninguém iria reter a mesma personalidade depois de tudo.

Lavo-me, afinal são tudo águas passadas. Mesmo quando a corrente me traz algo que pensei já ter passado por baixo da ponte há muito, vou encarar esse reencontro com um sorriso nos lábios. É o mínimo que eu posso fazer, e é tudo o que o passado merece. Nada mais, nada menos. Fazer melhor ou pior seria um erro.

Mudei? Mudei mesmo? Acho que sim, tenho a certeza que sim. Mas não gosto desta pessoa. Nem quero voltar a ser quem era.

Sou quem sou. Não passo disso. Não quero ser mais, não quero ser diferente. Quero ser eu. E sei que o vou conseguir.

Giro a torneira uma última vez. Enrolo uma toalha no corpo, e passo com uma outra pelo espelho.

Já há tanto tempo que não me olhava ao espelho…

Reconheço-me, pela primeira vez em demasiado tempo.


“Hoje vai ser um mau dia.”




Cliché do Dia

"É no nevoeiro a luz muito fraca
Para nos apercebermos dos factos
Com que o bom senso nosso nos ataca."
- Marinho de Pina

2 Marcas:

Anónimo disse...

AAAAAAAAH, a imagem logo no inicio, pronto, é totally mónica, *eco do master oogway "totally"* só faltas tu a olhar, do topo do nada para o horizonte xD (ela haveria de concordar x) )
sabes o que é mais dificil nisto? a falar ctg dá para apenas brincar, mas a deixar aqui comentário uma pessoa tem tendência para escrever alguma coisa decente sobre o assunto.. e bom, aparte o facto do texto ser tão tipicamente nosso (leia-se "humano".. ou "de pessoas que conheceram a mónica *oh yeah*"), é curiosa a passagem em que dizes que queres ser tu e não diferente.., porque faz parte do humano a mudança, I mean, mesmo diferentes continuamos a ser nós, só diferentes desde a última mudança (does this sound confusing?). E pronto, se n estou mais inspirada é pq n estou com a mónica ha um mês xD
Ah, "keep it up" xD que me deixas sempre bem disposta com as tuas linhas (no melhor dos sentidos ^^ )

Ana

Anónimo disse...

nao conhecia esta tua faceta zé! texto brutal! :D por acaso so por acaso gostei...

**beijokas!